15 julho 2007

Inteiramente desenvolvido em Portugal pelo Auto Museu da Maia, em parceria com o CEIIA - Centro para a Excelência e Inovação na Industria Automovel, o Vinci GT inspira-se nos míticos automóveis desportivos dos anos 60 e 70, resultando num retro concept, por outras palavras, um desportivo de estilo retro, mas moderno, desportivo e de alta performance, de linhas equilibradas sem deixar de ser agressivo. Ideia confirmada quando visto pela primeira vez. A enorme dianteira prepara-se para alojar um motor V6 de 3,5 litros, debitando entre 300 cavalos disponíveis às 6200 rpm e transmitidos às rodas traseiras por intermédio de uma caixa manual de 6 velocidades. As prestações confirmam o carácter desportivo do coupé Português. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 5,6 segundos e a velocidade máxima chega aos 270 km/h. Para estas performances, contribui um peso de apenas 1333 kg, resultado da utilização de uma carroçaria em material compósito de carbono e um chassis em aço reforçado. A lotação anunciada é de 2+2.
O investimento no projecto Vinci GT ronda os três milhões de euros, englobando a primeira fase, de desenvolvimento de projecto, bem como a segunda fase, dedicada à produção. De facto, os mentores do projecto pretendem avançar de imediato para a segunda fase, prevendo-se que o primeiro protótipo funcional deste coupé desportivo possa estar produzido num prazo de quatro meses. Com o objectivo de valorizar este projecto, a produção será limitada a apenas 50 unidades podendo assim atingir uma valorização semelhante à de um clássico. O preço de cada unidade poderá situar-se entre os 180 e os 300 mil euros, dependendo das alterações que ainda venham a ser introduzidas no automóvel.

Sem comentários: